18 ºC
AO VIVO

13/09/17

O teólogo alemão Karl Knaake

Por Historiador William Werlang







O teólogo alemão Karl Knaake


Karl Knaake. Foto: Kirchengemeine Drackenstedt. (Zelle, p.16).
Pastor e erudito luterano, o Doutor em Teologia Joachim Karl Friedrich Knaake (1835-1905), durante grande parte de sua vida se dedicou em coletar e colecionar as publicações existentes de Martinho Lutero. Posteriormente esta preciosa documentação e a coleção de diferentes edições foram utilizadas em uma nova edição crítica e científica completa do grande Reformador ("Luthers Werke"). O primeiro volume publicado em 1883, foi lançada pela "Bohlau Verlag" em Weimar. O Imperador Protestante Wilhelm I financiou o projeto por ocasião da comemoração dos 400 anos de nascimento de Martinho Lutero. Somente depois de 126 anos que a edição foi finalizada por Ulrich Kopf. Karl Knaake organizou os volumes 1 (1883), 2 (1884) e 6 (1888), assim como parte dos volumes 5 (1892), 7 (1897) e volume 9 da "Weimarer Lutherausgabe." 

Sua bisneta Ilse Zelle informa na biografia de Karl Knaake, que a publicação da "Luthers Werke" foi "um trabalho que ocupou gerações de pesquisadores". Ele usou literalmente cada minuto livre e todo seu dinheiro para coletar, catalogar, comentar e publicar todos os escritos de Lutero. É  difícil imaginar o esforço envolvido. Na época existiam diversos escritos publicados das obras de Lutero e o Pastor Luterano Karl Knaake "coletou, comparou, examinou e procurou encontrar a versão mais original". Havia uma grande obstinação neste trabalho, ocasião em que organizou os livros de Lutero em ordem cronológica em uma edição crítica e científica. Knaake teve esta ideia durante os seus estudos teológicos em Berlim. Mais tarde quando trabalhou como sacerdote em Potsdam (1864-1881), constituiu sua primeira coleção de 2.000 inscrições sobre Lutero e a Reforma. Este período foi financiado por meio de uma bolsa de estudos. Posteriormente entre 1881 e 1901, Karl Knaake trabalhou no cargo de Pastor na aldeia de Drackenstedt, localidade próxima de Eisleben.

Fonte: Zelle, Ilse. Karl Knaake. Begründer der Wermarer Lutherausgabe: Hintergründe zu Person und Werk. Eine Spurensuche in Bildern, Briefen und Begegnungen. (Tascenbuch). LIT Verlag. 2017. (150 Seiten).



Rádio


Contato
Institucional
Equipe
Programação
logo

desenvolvimento Universo Web

Conteúdo


Áudios
Colunas
Galeria de fotos
Notícias



×
Voltar