22 ºC
AO VIVO

13/10/17

Os preparativos para a Festa do Centenário da Comunidade Evangélica em 1967

Por Historiador William Werlang







Os preparativos para a Festa do Centenário da Comunidade Evangélica em 1967


 Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo e o será para sempre. Epístola aos Hebreus 13.8.

Em uma das primeiras Assembleias do ano de 1967, a nova Diretoria eleita recebeu a autorização para “organizar as comemorações do Centenário da Comunidade Evangélica de Agudo".(1) O Primeiro Secretário Nelson Kullmann, assim registrava no dia 21 de janeiro de 1967, os acontecimentos relacionados com a reunião da Assembléia Geral Ordinária, com a presença de 18 membros. O contador da Comunidade Aldo Luiz Germano Berger, “que apresentou o Balanço Geral e o Demonstrativo de Lucros e Perdas, sendo aprovado por unanimidade. A contabilidade acusou – que a Comunidade conta com oitocentos e seis membros, dos quais seiscentos e noventa e hum (sic) são pagantes, ou melhor, que financeiramente contribuem. O Pastor Richard Rudolf Brauer apresentou um extenso e minucioso relatório sobre todas as atividades e ocorrências desenvolvidas durante o ano. Segundo ele, a OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) havia doado “a porta principal da nossa igreja”. As anuidades haviam sido fixadas em dezoito mil cruzeiros. Ficou estabelecido que, os serviços prestados fora da Igreja, serão cobrados por quilômetro percorrido. Prosseguindo os trabalhos, conforme a Ordem do Dia, o Senhor Presidente anunciou a eleição da nova Diretoria que deverá reger os destinos da Comunidade durante o exercício de 1967. O Secretário providenciou na distribuição de cédulas para a respectiva votação que obedecem ao sistema do voto secreto. Não foi apresentada a chapa preferencial, estando a escolha livre entre os presentes.(2)

Feita a distribuição das cédulas, e após a apuração verificou-se os seguinte resultado: Presidente: Willy Roos; Vice-Presidente: Reinaldo Cassel; Primeiro Secretário: Nelson E. Kullmann. Segundo Secretário: Roni Böck; Primeiro Tesoureiro: Leo Pachaly, Segundo Tesoureiro: Liberto Dalmeyer; - Conselho Fiscal: Alexandre Muller, Hélio Raul Martin e Dionilo Muller. Para Chefes Seccionais foram eleitos: Cuniberto Prade – Secção Morro Pelado A; Leonel Kluge – Morro Pelado B; Afonso Forsch – Morro Pelado C; Selby Dickow – Linha Teutônia A; Walter Geiss – Linha Teutônia B; Lindolfo Seehaber – Rincão Despraiado; Germano Köhler – Várzea do Agudo; Alfredo Schmengler – Linha Branca. A Assembléia Geral autorizou a Diretoria providenciar a organização das comemorações do Centenário da Comunidade; continuar a reforma e a pintura, além de outras providências.

Notas:
(1) Trecho do livro "Os 150 anos da Comunidade Evangélica de Agudo (1867-2017)." Penso ser uma justa homenagem jubilar aos membros da Igreja e aos Pastores, sendo este autor um simples servo da vontade do Senhor Deus para organizar cronologicamente esta história..
(2) Atas (1967-1980). Atas Com. Evang. de Conf. Luterana - Agudo, 21 de janeiro de 1967 - 6 de fevereiro de 1980. Ata da Assembléia Geral Ordinária da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Agudo.





Rádio


Contato
Institucional
Equipe
Programação
logo

desenvolvimento Universo Web

Conteúdo


Áudios
Colunas
Galeria de fotos
Notícias



×
Voltar