22 ºC
AO VIVO

09/11/17

NOVEMBRO AZUL/SAÚDE DO HOMEM

Por Enfª Carla Cristina Kich







NOVEMBRO AZUL/SAÚDE DO HOMEM


Dúvidas e Questionamentos...Parte II
ALERTAS!!
**Sintomas de enchimento frequência ou polaciúria                                                                         Sintoma que corresponde a um aumento anormal do número de micções/dia. Este número é variável, mas quando ocorre uma diminuição marcada do intervalo entre as micções, essa alteração é patológica. Por vezes, é necessário urinar de hora a hora, ou com intervalos de hora e meia ou duas horas, o que não é normal. Pode surgir em consequência de um esvaziamento incompleto, com volumes residuais de urina elevados, por uma diminuição da capacidade da bexiga esvaziar completamente, por uma bexiga de reduzida capacidade ou pela existência de contrações anormais do músculo da parede da bexiga.
**Sensação de Peso ou Dor Hipogástrica (suprapúbica)                                                            Esta sensação é muito frequente em doentes com problemas da próstata, com bexiga continuamente em semi-enchimento, com um não esvaziamento completo deste orgão, com compressão contínua das estruturas e orgãos adjacentes, da cavidade pélvica. Ocorre um mal estar, por vezes pouco definido, um peso ou mesmo dor mais marcada na região hipogástrica ou supra-púbica, ou seja, acima do púbis, abaixo do umbigo.
**Notúria (ou polaciúria noturna)                                                                                                 É um sintoma muito frequente nos doentes com problemas da próstata. Corresponde a uma necessidade de urinar frequentemente durante a noite. A próstata não é, contudo, a única causa para este sintoma e outros problemas têm de ser ponderados, avaliados e excluídos. Esta queixa pode surgir em consequência de problemas cardíacos ou renais, do tratamento com medicamentos diuréticos, de doenças neurológicas, de diabetes, entre outras causas. É um dos sintomas que mais afeta o bem estar e a qualidade de vida dos doentes, nomeadamente pelas implicações óbvias no número de horas e na qualidade do sono.
**Imperiosidade ou “Urgência” Urinária                                                                 Este sintoma corresponde a uma vontade súbita de urinar, difícil de controlar e de adiar. O doente afetado (é um sintoma frequente nos homens, mas também em mulheres) tem muitas vezes dificuldade em chegar a um local onde possa urinar, com uma sensação de perda iminente de urina e franco desconforto e causa de perda de qualidade de vida. Neste caso ocorre por problemas da próstata e está associada à obstrução, mas pode surgir isoladamente.
**Incontinência Urinária associada a imperiosidade (ou de urgência)                                                 Este tipo de incontinência surge na sequência de uma sensação de imperiosidade miccional, ou seja, de vontade urgente para urinar, com uma sensação de incapacidade de adiar a micção.                                                                                                                              
**Sintomas pós-miccionais                                                                                             Sensação de esvaziamento incompleto Na presença de aumento da próstata é frequente não se conseguir esvaziar completamente a bexiga e ficar alguma urina retida no interior da mesma, após a micção (designada por resíduo pós-miccional). Este resíduo pode ser facilmente medido por ecografia da bexiga, efetuada a seguir à micção.

FONTE: Sociedade Brasileira de Urologia







Rádio


Contato
Institucional
Equipe
Programação
logo

desenvolvimento Universo Web

Conteúdo


Áudios
Colunas
Galeria de fotos
Notícias



×
Voltar