21 ºC
Programa Encerramento
AO VIVO

02/02/18

Grão-Ducado do Baden: um pequeno Estado alemão aliado de Napoleão Bonaparte.

Por Historiador William Werlang







Grão-Ducado do Baden: um pequeno Estado alemão aliado de Napoleão Bonaparte.


 Badische Korps sob o Comando do Markgraven Wilhelm von Hochberg na Rússia, no dia 28 de novembro de 1812. Houveram grandes perdas entre os "badische Husaren" durante a travessia das tropas napoleônicas no rio Beresina. Gemälde von F. Dietz, Stadtarchiv Karlsruhe. 

Por volta de 1800 o Sacro Império Romano Germânico completava 900 anos de existência. Num ato de força Napoleão Bonaparte tirou do mapa este modelo de Estado de uma forma brutal. No dia 12 de julho de 1806, com a assinatura do Tratado da Confederação do Reno (Rheinbundvertrag) foram criados desesseis (16) Estados alemães, todos protetorados (Protektorat) do Império de Bonaparte. Por sua vez Francisco II do Sacro Império renunciou ao cargo, assumindo a coroa como Imperador da Áustria. Esta decisão modificou o mapa político dos territórios alemães, criando novas estruturas estatais. Entre os mais poderosos podemos citar o Reino da Baviera (Königreich Bayern) e o Reino de Württemberg (Königreich Württemberg). Baden também desejava ter-se tornado um Reino, mas obteve apenas o título de Grão-Ducado (Grossherzogtum).

O Tratado da Confederação estabelecia que os parceiros deveriam fornecer contingentes militares em caso de guerra. Württemberg fora obrigada a enviar 12000 homens para o Grande Exército de Napoleão Bonaparte. Baden por sua vez, deveria engajar 8000 homens em caso de guerra. Em 1805, durante a campanha contra a Áustria, cerca de 3000 lutaram ao lado da França. Um ano depois 5000 lutaram contra a Prússia e tiveram participação no cerco das cidades de Danzig, Stralsund e Stettin, na Província da Pomerânia. Em 1808 cerca de 2000 combatentes foram enviados no contingente de tropas da Confederação do Reno na guerra contra a Espanha. O custo da aliança com a França foi enorme, no fornecimento de alimentos, equipamentos e aquartelamento de suas tropas. Em abril de 1806 ocorreu o casamento de Stephanie Beauharnais, filha adotiva de Napoleão com o Príncipe Karl von Baden.

O Marquês Wilhelm von Hochberg, filho de Karl Friedrich, com apenas vinte anos de idade foi elevado ao posto de General e foi designado para comandar a Brigada de Baden. Em fevereiro de 1812 esta mesma força militar iniciou a marcha de 1000 quilômetros em direção ao interior da Rússia. No dia 28 de novembro de 1812 a brigada de Baden participou da Batalha de Beresina. Foi o Coronel Laroche com o seu Regimento dos Hussardos quem conseguiu deter o ataque dos Russos. No dia 29 de novembro o 9º Corpo de Baden inicia a sua retirada da região de Beresina. O mesmo prosseguiu pela estrada de Zembin e em quatro de dezembro acontece o Combate de Maladeczno. Finalmente o Corpo de Baden sucumbe em Oszmiana por causa do frio e da fome. Dos 7100 homens que iniciaram o retorno de Moscou, restaram entre 250 e 300 homens no final da jornada na Prússia.





Rádio


Contato
Institucional
Equipe
Programação
logo

desenvolvimento Universo Web

Conteúdo


Áudios
Colunas
Galeria de fotos
Notícias



×

Rádio

Encerramento - com Rádio
Hora de início: 00h 01min
Hora de término: 05h 59min
Voltar