21 ºC
Programa Encerramento
AO VIVO

08/02/18

CARNAVAL ...ALIMENTAÇÃO ADEQUADA!!

Por Enfª Carla Cristina Kich







CARNAVAL ...ALIMENTAÇÃO ADEQUADA!!


O Carnaval no Brasil é quase uma maratona, as vezes havendo descuido com a alimentação. Muitas vezes os foliões acabam fazendo apenas uma refeição por dia, optando por comidas em barracas de rua ou até “desabando na cama” sem comer ao final do dia. O problema é que esse descuido pode gerar um grande desgaste físico e baixar a imunidade, debilitando o organismo. Você não deve encarar o momento da refeição como “perda de tempo”, e sim como forma de recarregar as energias para continuar aproveitando a festa.
Algumas dicas :
•    Tome um café da manhã reforçado. Aproveite sucos naturais, iogurtes, pão integral e frutas e se prepare bem para começar o dia de uma maneira saudável.
•    Leve com você alimentos que podem ser consumidos no meio da folia quando a “fome bater”. Maçã, barrinhas de cereal e biscoito (de preferência os integrais) são ótimas opções.
•    Se a opção for comer na rua, opte pelos lanches mais leves e evite frituras. Sanduiches  naturais podem ser bem nutritivos, mas é importante observar se são feitos na hora e se os alimentos estão armazenados em boas condições.
•    Evite consumir itens que estragam com facilidade, como maionese, por exemplo. Uma intoxicação alimentar pode prejudicar totalmente a sua programação carnavalesca.
•    O calor está forte? Sorvetes de fruta alimentam e ajudam a refrescar.
•    Mantenha-se hidratado e não abuse do álcool.
 
CARNAVAL...USO DE PRESERVATIVO É SINÔNIMO DE CONSCIÊNCIA !!
Mais do que se preocupar com a fantasia, os foliões precisam ter em mente os cuidados com a saúde neste período. Beber água e ter uma alimentação saudável para dar conta dos dias de folia, como descrito são importantes, mas para se ter um Carnaval seguro, tem que lembrar da camisinha.O preservativo, além de evitar uma gravidez não planejada, combate as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids. O cantor baiano Tatau ressalta que, para brincar o Carnaval, é preciso estar seguro e consciente. "Nós temos que ir pra avenida, pros bailes, pras festas de carnaval, independente do foco principal que é o divertimento, entretenimento e o lazer, a gente tem que ir com a blindagem, com o pensamento de que a gente tem que ter esse cuidado e também levando a proteção que é a camisinha.Pra que, num momento de euforia, num momento de muita festa, a gente possa lembrar de que temos que usar? Quando você se cuida pra se dar a alguém, isso mostra o quanto você se interessa também pela outra pessoa".
Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2010,2013e 2015 os jovens foram a maioria das vítimas dos casos de AIDS. Portanto, não deixe de levar a sua camisinha neste Carnaval. (Ministério da Saúde)





Rádio


Contato
Institucional
Equipe
Programação
logo

desenvolvimento Universo Web

Conteúdo


Áudios
Colunas
Galeria de fotos
Notícias



×

Rádio

Encerramento - com Rádio
Hora de início: 00h 01min
Hora de término: 05h 59min
Voltar