AGUDO

COMSEA aborda diversos assuntos durante encontro na Escola Snatos Dumont

16/03/17









Na terça-feira, 14 de março, aconteceu a reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Agudo. O encontro foi realizado no período da manhã, na Escola Santos Dumont, na Vila Caiçara. Para a reunião, a direção do educandário definiu as turmas do 5º e 6º ano para participarem do diálogo com os conselheiros presentes. Na ocasião, o presidente, Fábio Benitez Fordiarini designou a secretária substituta a Conselheira Clair Lisandra Wilhelm, para realizar a apresentação do Conselho, considerando a sua composição e atuação no município. Após, instigou os alunos acerca do que são alimentos saudáveis, seguros e nutritivos, sendo que o público se mostrou bem participativo, realizando perguntas e externando suas opiniões.
Presente na reunião, a conselheira, Maria Rosângela explanou sobre a ingestão de alimentos de forma correta, bem como a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis. A conselheira Clair explicou como funcional e sistemática referente a aquisição dos gêneros que são fornecidos para a alimentação escolar e quais os recursos financeiros que custeiam estas despesas. Além disso, comentou que é a nutricionista do município que elabora o cardápio e, portanto, é a responsável por definir quais os alimentos que precisam ser adquiridos.
Ainda na reunião, Clair informou que foi protocolado na data 13 de março de 2017, junto ao Ministério Público, o Ofício nº 098/2017, que trata da solicitação de auxílio para intermediação de contratação de entidade competente, de forma gratuita, para a realização de análises e emissão de laudos técnicos referentes a alguns gêneros alimentícios fornecidos para a alimentação escolar, tendo em vista a preocupação em relação à qualidade dos produtos fornecidos para a Rede Municipal de Ensino, quanto à utilização de agrotóxicos ou outros resíduos estranhos à agricultura/produção. Este ofício é uma iniciativa do Poder Executivo, juntamente com o COMSEA, com o COMALES – Conselho Municipal de Alimentação Escolar e com a Emater/Ascar Agudo. Para finalizar, o presidente colocou o COMSEA à disposição para realizar um trabalho prático junto à horta do educandário, sendo que a proposta foi aceita com alegria pelos alunos. Também participaram do encontro a psicóloga, Natiele Godinho, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS. A próxima reunião será no dia 11 de abril, em local a ser definido.






 

Comentar


Rádio


Contato
Histórico
Equipe
Programação
O município
logo

Conteúdo


Agenda
Entrevistas
Falecimentos
Galeria de fotos
Notícias





desenvolvimento Universo Web