18 ºC
AO VIVO

AGUDO

Horta Escolar: construindo saberes na Escola Santos Dumont

01/09/17





Horta Escolar: construindo saberes na Escola Santos Dumont


Estimular o cultivo e o consumo de alimentos saudáveis; aumentar a produção de alimentos saudáveis para enriquecer a merenda escolar; exercitar a cooperação, o trabalho em equipe e a integração de diversos profissionais da escola por meio de temas relacionados a horta (educação ambiental, alimentar e nutricional) são os objetivos do projeto “Horta Escolar: construindo saberes”, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont.

Ao longo do ano letivo de 2017, na horta da escola, foram semeados, plantados e cultivados beterraba, cenoura, alface, rúcula, repolho, salsa, couve, couve-flor, brócolis, cebolinha, mandioca, batata-doce, milho, ervilha, cebola, alho, agrião, pimentão entre outras hortaliças, escolhidas de acordo com a disponibilidade de espaço, tipo de solo, e épocas de plantio. Muitas hortaliças cultivadas na horta da escola estão em fase de colheita, e sendo utilizadas na merenda escolar; e o excedente da produção é disponibilizado aos alunos e suas famílias, sendo vendidas a preço de custo. 

No início do ano letivo a escola recebeu a construção de uma cisterna de captação de água pluvial, que está sendo utilizada para irrigar os cultivares da horta, viabilizando a sustentabilidade e a produtividade de hortaliças em períodos de estiagem.

Aliado a Horta Escolar, vem sendo desenvolvido na escola o projeto de Educação Alimentar com os alunos do Ensino Fundamental – anos finais, nas disciplinas de Ciências e Matemática com o objetivo de verificar a qualidade alimentar dos alunos, o índice de massa corporal, conhecer a composição dos alimentos, os nutrientes necessários ao organismo, bem como estimular hábitos alimentares saudáveis.

Conforme a diretora do educandário, Roseméri Martinazzo, a horta da escola é um instrumento pedagógico que auxilia os educadores na tarefa de conscientizar os alunos quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis, além de contribuir com a inserção 



Rádio


Contato
Institucional
Equipe
Programação
logo

desenvolvimento Universo Web

Conteúdo


Áudios
Colunas
Galeria de fotos
Notícias



×
Voltar